Projecto Tasa envolve artesanato, designers e sustentabilidade

Atualizado: Mai 25



A missão do TASA é trazer inovação à atividade artesanal afirmando-a como uma profissão de futuro. Aposta no design como uma via para elevar as artes tradicionais do Algarve, mantendo a sua utilidade e matriz cultural. Pretende resgatar técnicas ancestrais ameaçadas de extinção pela produção massificada, viabilizando-as no presente e adoptando-as para um futuro fortemente vincado em torno de valores da sustentabilidade.

A agenda do TASA para a Sustentabilidade

A intervenção do TASA pretende contribuir para a preservação da cultura local e para a afirmação da diversidade ao mesmo tempo que mantém ativos os saberes ancestrais ligados aos ofícios manuais. Defende o pagamento do preço justo ao artesão tendo em conta o tempo que cada peça demora a ser manufaturada, e promove o trabalho artesanal como uma profissão que contribui para uma sociedade justa e equilibrada.



Os produtos são manufaturados com materiais naturais e o design favorece a utilização longa do produto. Acredita que a atividade artesanal pode ser economicamente viável e que contribui para um tipo de consumo responsável, interventivo na construção de um futuro viável para as gerações vindouras.



O modelo de intervenção TASA

O ponto de partida do trabalho do TASA é a cultura imaterial inerente às artes tradicionais, os materiais e as tecnologias associadas às práticas artesanais. A inovação é introduzida pelo design de produto, que trabalha a funcionalidade do produto e sua adequação às necessidades atuais, o que implica adaptar o design à técnica e promover a combinação de materiais.

Ao longo do percurso do TASA houve necessidade estratégica de intervir também na capacitação e preparação de novos artesãospromovendo ações de transmissão de saberes e introdução de inovação na atividade dos artesãos. Realizámos, nesse sentido, vários cursos os quais permitiram reabilitar e recuperar artes extintas no Algarve, como seja a Latoaria, Caldeiraria e as artes dos entrelaçados vegetais. Hoje, a equipa do Projecto TASA conta com dois jovens artesãos formados nestas acções, especialista em entrelaçados vegetais.



A atuação tem uma componente forte de consciencialização para a valorização da atividade artesanal junto dos produtores e junto dos consumidores.

Os processos de inovação têm também passado pela combinação com outras atividades que tragam mais-valias para a atividade, como disciplinas artísticas e criativas e também experiências turísticas.

PROJECTO TASA

Rua de Portugal, 35 B,

8100-554 Loulé, Portugal


www.projectotasa.com mail@proactivetur.pt


Pedido de Cotação Pedido de + Info Pontos de Venda

84 visualizações

CONHEÇA

Encontros

Visitas

Labs

SOBRE

Sobre nós

Junte-se a nós

Contactos

FAQ

News sobre Marcas PortugalFazBem:

Seja o primeiro a receber exclusivos e novidades das marcas portuguesas da Indústria dos Ambientes.

Copyright DesignAdvisorpt 2020  – All rights reserved DesignAdvisor®