Nieta cria artesanato (de)coração com um talento natural

Atualizado: Jun 1





O seu talento é tão natural que os produtos que trabalha têm vida. Chama-se Antonieta da Ponte Rocha, é açoreana e trata os cheiros e as texturas açorianas de forma ecológica e única. Deixou a sua terra natal, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, no ano de 1999, para iniciar a sua formação académica na Universidade do Minho em Guimarães. onde fundou o seu primeiro Atelier, prestando serviços na área de arquitetura e interiores.

Os projetos desenvolvidos na área de decoração de interiores levaram a um seguimento de uma pesquisa nacional intensa entre novas texturas, padrões e formas no trabalho desenvolvido no Atelier. E desta forma, surgiu a ambição de criar a sua própria marca de produtos exclusivos destacado do convencional. 


O Atelier estava localizado no maior centro industrial têxtil do país e, desde logo, Nieta percebeu que poderia tirar partido de uma vasta gama de matérias-primas de alta qualidade, consideradas desperdício, para o desenvolvimento de novos produtos. Assim, criou um conceito de transformação sustentável, que contribui para o escoamento de matérias consideradas inúteis e descartáveis, matérias essas, que podem ser encontradas em várias indústrias. O Atelier está focado em desenvolver eco design com base na reinterpretação de desperdícios, transformando-os em vários elementos que também possam compor e constituir uma decoração.



Passados 20 anos, Nieta regressa às suas origens e abre o seu Atelier em Angra do Heroísmo, onde desenvolve o mesmo trabalho. A conceção de uma coleção anual, inspirada numa região de qualquer parte do Mundo, com os desperdícios e materiais naturais existentes nesses locais, é o principal desafio do Atelier. Todas as coleções serão apresentadas no interior de uma cabana ecológica de design exclusivo do Nieta Atelier. Os elementos decorativos são peças únicas, feitas no Atelier ou em parceria com artesãos e empresas nacionais.




No seu percurso profissional, conta com várias colaborações na área da decoração de interiores com empresas nacionais de renome. Participou em várias feiras internacionais, tais como Formex (Estocolmo) e Maison&Objet (Paris), sendo referenciada por duas vezes como tendência.



Em 2019, Nieta conquista o prémio Mobis “Mulher Sucesso”, da revista “Mobiliário em Notícia”. O Prémio Mobis foi criado em 1999, com o objetivo de premiar e homenagear as melhores marcas e os melhores empresários portugueses no setor Mobiliário, Arquitetura e Design em diferentes categorias.


Nieta da Ponte Rocha é também uma artesã certificada pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato. Com carta de unidade produtiva artesanal nº220730 para as atividades artesanais n.º 000102 (tecelagem) e n.º 000107 (fabrico de acessórios de vestuário).

Neste momento, encontra-se a finalizar o curso de Gestão e Liderança para a Sustentabilidade. Esta é uma iniciativa no âmbito do compromisso do Governo dos Açores com a certificação do arquipélago como destino sustentável.



NIETA ATELIER

TERINOV | Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira

Sala 12 | Canada de Belém | 9700-702 Terra-Chã

Angra do Heroísmo | Terceira | Açores


nieta@nietaatelier.com


Pedido de Cotação

Catálogo

Pedido + Info

Pontos de venda

131 visualizações

CONHEÇA

Encontros

Visitas

Labs

SOBRE

Sobre nós

Junte-se a nós

Contactos

FAQ

News sobre Marcas PortugalFazBem:

Seja o primeiro a receber exclusivos e novidades das marcas portuguesas da Indústria dos Ambientes.

Copyright DesignAdvisorpt 2020  – All rights reserved DesignAdvisor®