Bordallo Pinheiro é fauna e flora

Atualizado: Mar 31



Raphael Augusto Bordallo Pinheiro foi um artista português, de obra vasta dispersa por largas dezenas de livros e publicações, precursor do cartaz artístico em Portugal, desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor.

A Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, fundada em 1884, foi criada e desenvolvida com o intuito de revitalizar as artes tradicionais da cerâmica e do barro, cruzando-as com os diversos movimentos da modernidade, tendo como base a originalidade do seu criador, Rafael Bordallo Pinheiro. Assim, nascia a produção em série de peças até hoje indissociáveis do nosso imaginário coletivo ao mesmo tempo que desenvolvia outras criatividades na escrita e na caricatura politica à época essencialmente.


É na nova fábrica Bordallo Pinheiro, situada nas Caldas da Rainha que são criados ainda hoje, centenas de modelos cerâmicos de criatividade ímpar, baseando-se nas tradições locais, nomeadamente na olaria caldense, adotando a fauna e a flora como inspiração decorativa. Bordallo modela também as personagens do quotidiano português com audácia e um notável sentido crítico e, nos seus azulejos, cria padrões com influências tão vastas quanto diversas: do Naturalismo ao Renascimento, passando pela Art Nouveau e pelo legado hispano-árabe.


Adoptando uma postura moderna e empreendedora, a Bordallo Pinheiro desempenha um papel essencial ao manter a integridade da tradição, recorrendo aos motivos naturalistas na origem do grande projeto bordalliano, a par das técnicas de fabrico ancestrais. A Bordallo Pinheiro inscreve a sua oferta na contemporaneidade, graças à excelência e contínua reinvenção da sua produção, ao nível estético e técnico.

As peças utilitárias e decorativas da marca continuam assim a alimentar o imaginário colectivo nacional e a levar mais longe o prestígio da cultura e da indústria portuguesa.

Podemos então encontrar diversas peças, desde candeeiros, a conjuntos de mesa, pequenas peças de decoração e ainda colecções especiais. Tudo isto ligado à caricatura e à cerâmica artística, podendo adquirir cada peça no próprio site, nos diversos pontos de venda espalhados pelo país, ou até na sua visita ao museu da fábrica.


A sua produção cerâmica, especialmente pela sua qualidade artística, ganhou grande projecção e transformou-se num pólo de atracão nacional e internacional. Adoptando uma postura moderna e empreendedora, a Bordallo Pinheiro desempenha um papel essencial ao manter a integridade da tradição, recorrendo aos motivos naturalistas na origem do grande projeto bordalliano, a par das técnicas de fabrico ancestrais.


A Bordallo Pinheiro inscreve a sua oferta na contemporaneidade, graças à excelência e contínua reinvenção da sua produção, ao nível estético e técnico. É lá que podemos encontrar diversas peças, desde candeeiros a conjuntos de mesa, pequenas peças de decoração e ainda colecções especiais. Todas as peças estão ligadas à caricatura ou à cerâmica artística.

As peças utilitárias e decorativas da marca continuam assim a alimentar o imaginário colectivo nacional e a levar mais longe o prestígio da cultura e da indústria portuguesa.

BORDALLO PINHEIRO

Rua Rafael Bordallo Pinheiro, 53

2500-246 Caldas da Rainha


marketing@bordallopinheiro.com

www.bordallopinheiro.com


Catálogos

Pedido de Cotação

Pedido de + Info

Pontos de Venda

33 visualizações

Se pretende fazer parte do projecto ou indicar um profissional ou produto, ou simplesmente quer entrar em contacto com a equipa DesignAdvisor.pt, utilize p.f. o endereço geral@designadvisor.pt.