Story by Dam . info@dam.pt

Foi em 2016 que o Pedro, o Luis e o João abordaram a DAM. Vindos diretamente de Lisboa, estavam a criar um projeto turístico entre o mar e a serra.

DSC_0069.jpg

Da sua filosofia fazia parte a aposta nas marcas nacionais e em tudo o que fosse "made in Portugal". E a DAM fazia parte das suas escolhas para construir um lugar onde as pessoas pudessem "(...) respirar fundo a calmaria. Onde o tempo corre à velocidade que quisermos". A DAM abraçou de imediato este projeto como se fosse seu. E o caminho foi-se fazendo em trabalho de equipa.

A Craveiral Farmhouse é constituída por 9 hectares de ar puro e boa vida, onde se inserem quatro núcleos de casas em diferentes tipologias (estúdios, T1 e T2) e que acomodam, no máximo, 110 pessoas. Três piscinas, uma delas interior, um restaurante com produtos da horta e comida orgânica, um centro de interpretação da natureza, um pomar e uma quinta com animais. 

A DAM teve o privilégio de incluir vários dos seus produtos em 36 casas. Aqui podem encontrar-se produtos como os bancos PIPO e DUO, as cadeiras DINA e DORA, as mesinhas FLORA, as cabeceiras NEL, MARIA e MÁRIO e o sofá VALENTIM.

 

Existem também e ainda peças criadas à medida deste lugar. São exemplos os cogumelos que nascem das paredes para formar cabides, uma secretária com pála em cortiça para fazer par com a cadeira DORA, bancos compridos e o maleiros que circundam a cama, inspirados nos pequenos reptéis típicos no sul de Portugal que trepam as fachadas brancas das casas Alentejanas.

A DAM orgulha-se de fazer parte desta aventura que proporciona uma experiência de verdadeiro luxo, num projecto onde se sente a simplicidade e autenticidade da produção portuguesa e do lugar.

Seu ao primeiro a receber e ler Histórias sobre a Indústria dos Ambientes.

A DAM é sobre design, artesanato e mobiliário. É sobre produtos que contam histórias.

Produtos de elevada qualidade, orientados a distribuidores, retalhistas e designers de interiores que desenvolvem projetos de hotelaria, corporativos e residenciais pelo mundo.

"

O início da Dam
Joana Santos e Hugo SIlva são ambos licenciados e mestres em Design pela Universidade de Aveiro. Foi aí, na linda cidade de Aveiro que nos conhecemos. Foram colegas em vários trabalhos de grupo, colaboraram com uma equipa multidisciplinar na fundação da primeira Junior Empresa da região de Aveiro - a Aveiro Smart Business -, e na Federação de Junior Empresas de Portugal. No percurso profissional, desenvolveram atividades profissionais bastante distintas, em diferentes vertentes do Design. A Joana Santos trabalhou como Designer Gráfica em diferentes empresas, desenvolvendo projetos de branding e comunicação gráfica. O Hugo Silva trabalhou como Designer de Interação também em várias experiencias profissionais.

Em 2013, Joana e Hugo concorreram ao concurso POPs - Produto Original Português -, promovido pela Loja de Serralves, de onde saíram vencedores com os produtos Nel e Maria, conferindo-lhes o selo POPs. Com esta vitória, ambos ficaram entusiasmados e o desejo de fazer algo diferente e desenvolver um projeto próprio foi tomando forma. A vitória neste concurso possibilitou-lhes usufruir de acompanhamento e aconselhamento, realizado pela mentora Paula Sousa, CEO e fundadora da Ginger & Jagger e da Munna. Foi então que ficou claro que os produtos eram comercialmente viáveis e que fazia sentido explorar materiais e técnicas tradicionais e trazê-los para o setor do mobiliário. Criar a marca DAM e apresentá-la ao mercado foi o passo seguinte. Foi em setembro de 2013 na feira 100% Design em Londres que nasceu a DAM. Em 2014 voltam a concorrer ao POPs, desta vez com o produto Pipo, e foram novamente vencedores, tendo mentoria com Salvador Gonzaga, CEO da WeWood. Esta mentoriai possibilitou continuar o acompanhamento e aconselhamento para a definição de toda a estratégia de marca e comercialização dos respetivos produtos, juntamente com a formação obtida através do programa Passaporte para o Empreendedorismo.

A oportunidade para este projeto parte também de uma pré-análise ao mercado nacional do setor do mobiliário, fruto de projetos pessoais dos promotores, em que se estabeleceram mais de 30 contactos com PME líderes, realizaram-se reuniões e fizeram-se visitas à produção. Daqui, concluiu-se que o setor estava orientado apenas para a produção de mobiliário por encomenda, existindo qualidade técnica produtiva mas pouca diferenciação no desenho e função. Percecionaram-se assim algumas necessidades: valorização do Design no setor, diferenciação, cruzamento entre indústrias e indústrias criativas, criação de marcas e desenvolvimento de estratégias de comunicação.

Hoje, ambos participam no desenvolvimento criativo dos produtos da marca DAM, sendo aqui as suas competências criativas fundamentais para o desenvolvimento da marca.

 

www.dam.pt 

"

Histórias Recomendadas

CONHEÇA

Encontros

Visitas

Labs

SOBRE

Sobre nós

Junte-se a nós

Contactos

FAQ

News sobre Marcas PortugalFazBem:

Seja o primeiro a receber exclusivos e novidades das marcas portuguesas da Indústria dos Ambientes.

Copyright DesignAdvisorpt 2020  – All rights reserved DesignAdvisor®